Somos um Hospital Amigo da Criança

A mais de duas décadas a Santa Casa de Anápolis é um hospital com a certificação, Hospital Amigo da Criança – IHAC. O selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Há 25 anos, fortalecendo o cuidado, a orientação e fornecendo a informação aos pais que a amamentação é um dos investimentos mais eficazes que eles inicialmente podem fazer para o bem dos seus filhos.

Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, e cumprir a norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância (NBCAL).

Nascer no Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno. A duração média do aleitamento materno exclusivo (oferta apenas de leite materno para a criança até o 6º mês de vida) em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram no Hospital Amigo da Criança. A pesquisa revelou ainda que nascer em hospitais com o título aumenta em 9% a chance de o recém-nascido ser amamentado na primeira hora de vida.

Hoje, um em cada quatro nascimentos no país ocorre em Hospitais Amigos da Criança, uma média de 725 mil por ano. Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Os hospitais certificados recebem uma placa que é fixada na entrada da maternidade.

Os 10 passos do IHAC – Hospital amigo da criança:

Passo 01 – Temos uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de saúde.

Passo 02 – Treinamos toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.

Passo 03 – Orientamos todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno.

Passo 04 – Ajudamos as mães a iniciar o aleitamento materno de forma precoce após o nascimento do bebê, colocando-o pele a pele com a mãe durante 1 hora e orientamos a mãe a identificar os sinais de fome.

Passo 05 – Mostramos às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

Passo 06 – Não oferecemos ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento tenha uma indicação médica.

Passo 07 – Praticamos o alojamento conjunto e permitimos que mãe e bebê permaneçam juntos durante 24 horas por dia.

Passo 08 – Defendemos o aleitamento materno em livre demanda, quanto e quando o bebê quiser.

Passo 09 – Não oferecemos bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

Passo 10 – Na alta, orientamos sobre onde buscar ajuda e apoio à amamentação.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Publicado no dia 14 de julho de 2023

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Seja solidário! destine seu imposto de renda e ajude a salvar vidas! isso não vai te custar nada!

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF (Imposto de Rend...

Está aberto o EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA 001/2024 CONVÊNIO 946500/2023

Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), mantenedora da Santa Casa de Anápolis (SCMA), por meio do pre...

Santa Casa de Anápolis: 77 Anos de Excelência no Atendimento SUS e Cuidado Humanizado

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela FASA – FUN...
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.