A Santa Casa de Anápolis está fortalecendo a campanha Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o mês.
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo, e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora a Santa Casa de Anápolis não seja a referência para esse assunto, o hospital utiliza o alcance que seus 75 anos de história, e sua relevância na assistência Oncológica e Obstétrica, para ajudar e fortalecer a essa campanha, promovendo também ativamente a conscientização entre nossos colaboradores e pacientes, facilitando o acesso a informações de qualidade. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

“Se precisar, peça ajuda!”

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Publicado no dia 5 de setembro de 2023

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Seja solidário! destine seu imposto de renda e ajude a salvar vidas! isso não vai te custar nada!

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF (Imposto de Rend...

Está aberto o EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA 001/2024 CONVÊNIO 946500/2023

Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), mantenedora da Santa Casa de Anápolis (SCMA), por meio do pre...

Santa Casa de Anápolis: 77 Anos de Excelência no Atendimento SUS e Cuidado Humanizado

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela FASA – FUN...
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.