SCIH e Call Center promovem integração sobre busca fonada

A importância da busca fonada, um serviço de vigilância telefônica dos pacientes no pós-operatório, foi tema da Integração realizada na sexta-feira, 11 de abril, no auditório Zita Duarte. A atividade foi conduzida pela enfermeira do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar, Adriane Marçal Fenato de Andrade, e pela assistente administrativa do SCIH, Sarah Crystina Mendes de Sousa. A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis é referência no serviço de busca fonada em toda a região.

Como explica Adriane Fenato, após 30 dias da realização de cirurgias classificadas com potencial de contaminação, como as chamadas “limpas” (procedimentos realizados em sítios passíveis de descontaminação ou considerados estéreis), a equipe do Call Center da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis entra em contato com 100% desses pacientes. “O intuito é identificar possíveis sinais ou sintomas relacionados às infecções de sítio cirúrgico (ISC)”, diz.

Sarah Souza explicou que o rastreamento ativo é fundamental para o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), sendo um diferencial importante da instituição. “Atualmente, somos o único hospital do município de Anápolis a realizar esse tipo de vigilância pós-cirúrgica, reforçando nosso compromisso com a segurança do paciente e a qualidade assistencial”, ressalta.

Participaram do treinamento o coordenador do Call Center, Raul Arruda, e as atendentes Valdelina Moreira Sobrinho Felix, Deise Gomes da Silva e Valquíria Maria dos Santos. Segundo ele, a importância dessa interação com o SCIH está em saber que a sua equipe participa diretamente do processo de acolhimento dos pacientes, o que demonstra a humanização da Santa Casa de Misericórdia. “A busca fonada nos possibilita vivenciar essa realidade, pois aproxima, orienta e humaniza cada contato, tornando-o mais empático e eficaz”, destaca.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.