Santa Casa de Anápolis é 100% de conformidade com as práticas de segurança do paciente, segundo Anvisa

Apenas quatro hospitais no estado de Goiás alcançaram 100% de conformidade com as práticas de segurança do paciente, segundo a avaliação nacional realizada em 2024, conforme informações enviadas pelo estado à Anvisa. A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis está entre eles, ocupando o segundo lugar no ranking dos 31 hospitais goianos.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é um instrumento aplicado há quase uma década pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), com o objetivo de monitorar indicadores de segurança em hospitais com UTI. Coordenada pela Anvisa, por meio da GVIMS/GGTES/DIRE3, em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal, a iniciativa conta com a participação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP VISA) e das Coordenações de Prevenção e Controle de Infecção (CECIRAS/CDCIRAS).

De acordo com a gestora da Qualidade, Nayara Alves Tolentino, o serviço de promoção da segurança do paciente tem se fortalecido com a implantação de processos que visam garantir a segurança dos pacientes. “O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é um órgão regulamentado pelo Ministério da Saúde, por meio da RDC nº 36/2013, que nos propõe diretrizes e metas orientadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a fim de instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde”, explica.

Nayara Tolentino detalha que a avaliação é anual e segue critérios que analisam se os protocolos voltados à segurança do paciente estão sendo implementados e acompanhados pelos serviços. “A Anvisa determina, como critério de avaliação, a análise documental e de indicadores. São avaliados, portanto, a portaria de nomeação do NSP, o plano anual de segurança do paciente, as políticas de segurança, os protocolos descritos, o cronograma anual de treinamentos (por meio de atas de treinamento) e os indicadores voltados ao monitoramento dos processos de segurança do paciente”, destaca.

A gestora da Qualidade ressalta que a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis tem se comprometido com a avaliação anual da Anvisa e cumpre, anualmente, os critérios estabelecidos. Desde 2023, a instituição tem acumulado o título de “Alta Conformidade” na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. “Além da autoavaliação anual, o Escritório da Qualidade estruturou, em sua rotina, uma auditoria clínica voltada aos protocolos de segurança do paciente, a fim de gerenciar os indicadores de cada setor e acompanhar os processos de segurança implantados”, pontua.

Conquista

O diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, o médico Murilo Carlos da Silva Santana, define o resultado como mais uma conquista da instituição. “É com imensa alegria que recebemos a avaliação nacional. Alcançamos 100% de conformidade nas práticas de Segurança do Paciente. A conquista reflete o empenho e a dedicação de toda a nossa equipe, que trabalha incansavelmente para garantir um atendimento de qualidade e seguro a todos”, elogia.

Para o diretor, cada profissional — do corpo clínico à equipe de apoio — desempenha um papel essencial na promoção da segurança e do bem-estar de quem é atendido. “Estamos comprometidos em manter e aprimorar essas práticas, sempre buscando a excelência em nosso atendimento. Agradeço a todos que fazem parte dessa jornada e reafirmo nosso compromisso em proporcionar uma saúde mais segura e humana à nossa comunidade”, destaca.

A Anvisa, com a publicação do Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, busca dar transparência aos resultados, e oferecer um retorno aos hospitais, estados, DF, municípios e à população. O objetivo é permitir que todos os envolvidos conheçam os dados, avaliem o cumprimento dos indicadores e identifiquem ações para melhorar a segurança do paciente em todos os níveis de gestão, alinhando-se às metas do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente (2021-2025).

Foto: Bruno Velasco

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.