Saiba como ajudar instituições filantrópicas da sua cidade sem gastar um centavo

O valor é destinado do Imposto de Renda do contribuinte e vai para instituições como a Santa Casa de Anápolis

Muitos querem ajudar, mas nem sempre as pessoas sabem como fazer. Outro empecilho é a falta de recursos financeiros, principalmente neste período de grave crise financeira. Por esse motivo, instituições filantrópicas têm sofrido com a falta de recursos para manterem suas atividades. Uma delas é a Santa Casa de Anápolis, responsável por importantes núcleos de tratamento hospitalar, como o Pronto Socorro obstétrico e oncológico, o Materno Infantil, o Centro Oncológico e as UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Lá também acontecem mais de 3,5 mil partos anuais. Uma referência em atendimento não só para Anápolis, mas para todo o centro-norte goiano.

Mas, e se eu te contar que você pode ajudar sem gastar nem R$ 1 centavo? Isso é possível graças à lei de incentivo fiscal do governo federal, que possibilita que as pessoas físicas e jurídicas destinem um percentual do seu imposto de renda para projetos chancelados nos fundos da criança e adolescente e do idoso. Ao destinar uma parte do seu imposto devido, você garante que sua contribuição seja utilizada no projeto social local. A Santa Casa de Anápolis possui projetos aprovados pelo fundo da criança e adolescente e também do idoso, o que possibilita a captação de recursos para ajudar no custeio da assistência à saúde.
De acordo com o Padre Clayton Bergamo, administrador do hospital, a unidade tem 90% de seus atendimentos bancados pelo SUS, cujos valores de repasse estão defasados há décadas, gerando enorme déficit orçamentário. “Só conseguimos seguir em frente por causa de doações, como as feitas através dessa destinação do Imposto de Renda”, explica ele. Segundo o padre, quando a declaração estiver sendo feita, você precisa pedir ao contador para que manifeste o desejo de doar aos fundos. “É um gesto de nobreza e amor. Sabemos da natureza caridosa das pessoas. Muitos ajudam como voluntários, outros doam valores diretamente. Mas, quem não pode fazer nem uma coisa, nem outra, têm essa opção”, completa Bergamo.

Campanha

Para esclarecer as pessoas e estimular as doações, a Santa Casa de Anápolis criou a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que possibilita que o contribuinte pessoa física doe até 3% do seu imposto devido. Na declaração você pode destinar a até dois fundos simultaneamente (3% para cada), e isto pode ser feito até o dia 29 de abril, ou seja, último dia para coleta das declarações. Já as pessoas jurídicas que estejam aptas, dentro dos critérios de declaração da Receita, podem destinar 1% do que é devido e, da mesma forma da pessoa física, a destinação pode ser feita simultaneamente para cada um dos projetos (Amor de Mãe – Fundo da Infância e adolescência e Melhor Idade – Fundo do Idoso). A data para essa destinação vai de acordo com a classificação do modelo de apuração de resultados de cada empresa.

É importante lembrar que, para poder optar por esta destinação do imposto, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo e enviar uma carta de destinação aos projetos da Santa Casa. A contribuição solidária não significa pagar qualquer valor a mais do que seria já devido para a Receita Federal. O que ela faz é apenas direcionar o recurso, evitando assim que 100% do imposto vá parar nos cofres do Tesouro Nacional. “Pedimos encarecidamente que os interessados falem com seus contadores. É uma medida simples que pode salvar vidas”, reforça Clayton.

A Santa Casa de Anápolis

A Santa Casa de Anápolis é mantida pela Fundação de Assistência Social de Anápolis – FASA, uma instituição privada e sem fins lucrativos que se posiciona como um dos mais importantes hospitais do estado de Goiás. O Hospital tem a segunda maior maternidade do estado e é referência para Gestação de Alto Risco. Possui 4 UTIs, com quase 50 leitos, sendo duas para adultos (geral e geriátrica), uma neonatal e uma pediátrica (estas são as únicas do interior do estado a serviço do SUS). No combate ao câncer, também se destaca como referência SUS, desde o diagnóstico até a cirurgia e quimioterapia.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (62) 3311-9917 ou (62) 9 9682-2500. E-mail: [email protected]

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Publicado no dia 22 de março de 2022

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Seja solidário! destine seu imposto de renda e ajude a salvar vidas! isso não vai te custar nada!

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF (Imposto de Rend...

Está aberto o EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA 001/2024 CONVÊNIO 946500/2023

Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), mantenedora da Santa Casa de Anápolis (SCMA), por meio do pre...

Santa Casa de Anápolis: 77 Anos de Excelência no Atendimento SUS e Cuidado Humanizado

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela FASA – FUN...
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.