Dr. Vilmar Rocha em visita a Santa Casa, se diz impressionado com as mudanças

O hospital já era visto por mim como uma referência regional em Saúde, mas agora eu a vejo como um hospital essencial e estratégico para o Estado, cujo sustento e crescimento deve ser prioridade para todos nós.

A Santa Casa de Anápolis recebeu a visita do Dr. Vilmar Rocha, conhecido articulador no meio político, e de sua comitiva. Ele pôde conhecer o que está sendo feito pela instituição para alcançar objetivos maiores e também o que ela significa hoje, não só para Anápolis, mas para todo o Centro-Norte goiano. A visita não teve cunho político, mas serviu para que, no futuro, o Dr. Vilmar possa auxiliar o hospital a conseguir financiamentos junto a empresários e através de emendas parlamentares.

Durante sua visita, Vilmar percebeu a evolução da Santa Casa, não só em sua estrutura, mas em relação à excelência da equipe técnica. Os números também o impressionaram. São cerca de 3,5 mil partos anuais dentro da maior maternidade do interior goiano, o Materno Infantil. Além de ser referência em gestação de alto risco, possui UTIs pediátricas e neonatais, sendo responsável pelo salvamento de mais de 350 bebês só no ano passado.

Vilmar também foi munido de argumentos sobre a falácia de que a Santa Casa não atende SUS. Na verdade, 90% do atendimento feito pelo hospital é SUS. E os números não são pequenos. São 400 cirurgias gerais por mês, 700 cirurgias oncológicas e 10 mil doses de quimioterapia realizadas por ano. Só em 2020, foram feitos 151 mil atendimentos, sendo 26 mil deles à idosos. Também foram realizados 622 mil procedimentos diversos, como exames e diagnósticos.

Com um projeto de reorganização financeira e estrutural em andamento já há dois anos, o hospital já tem outra cara e um planejamento muito bem definido para o futuro. Uma das metas é ampliar em 35% a capacidade de atendimento do Centro Oncológico e elevar o número de cirurgias para 1 mil mensais, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e modernizando protocolos, além de poder contar com novas técnicas e equipamentos. Na obstetrícia, o objetivo é elevar o número de partos para 4 mil por ano.

Para concluir a adequação de todo o hospital às normas de acessibilidade e garantir segurança com um rigoroso controle de acesso, a instituição também conta com um projeto em andamento. A realização de todos os planos já conta com um fator muito favorável: o cumprimento de todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde para que a Santa Casa possa receber os recursos necessários. Um ponto que agradou Vilmar, já que fica muito mais fácil convencer parlamentares e empresários a colaborarem com os projetos.

Sem viés político, a visita à instituição foi bastante positiva, tanto aos olhos de Vilmar Rocha quanto do padre Cleyton Bergamo, administrador do Hospital. “Estamos mostrando nosso esforço e compromisso com a qualidade na prestação de serviços de saúde à população e esperamos que a sociedade continue sustentando nosso crescimento. Por isso, agradecemos ao Dr. Vilmar Rocha pelo interesse em conhecer a instituição e se colocar como interlocutor na busca pelos recursos que necessitamos”, disse Bergamo. Já o Dr. Vilmar declarou ter ficado bastante impressionado com as mudanças que viu no hospital. “A Santa Casa já era vista por mim como uma referência regional em Saúde, mas agora eu a vejo como um hospital essencial e estratégico para o Estado, cujo sustento e crescimento deve ser prioridade para todos nós.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Publicado no dia 7 de fevereiro de 2022

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Seja solidário! destine seu imposto de renda e ajude a salvar vidas! isso não vai te custar nada!

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF (Imposto de Rend...

Está aberto o EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA 001/2024 CONVÊNIO 946500/2023

Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), mantenedora da Santa Casa de Anápolis (SCMA), por meio do pre...

Santa Casa de Anápolis: 77 Anos de Excelência no Atendimento SUS e Cuidado Humanizado

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela FASA – FUN...
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site, ao continuar navegando, você concorda com nosso uso de cookies. Saiba Mais.