Feliz 2019!!
Atendimento: Seg-Sex 08:00 às 18:00hs - Fone: (62) 3311-9900

Frei Bernardo José Trainor

HomeFrei Bernardo José Trainor

 Frei Bernardo José Trainor, Frade Franciscano, foi  membro do grande grupo pioneiro de catorze frades da Província do Santíssimo Nome de Jesus, que chegou  em Goiás em janeiro de 1944. Homem de profunda fé na providência de Deus, abraçou com coragem inabalável o chamado a uma vida missionária em terras goianas.

Residiu em Anápolis, que se tornaria o palco de uma vida notável pela dedicação singular aos pobres e necessitados. Abraçou a missão de promover obras sociais no mais autêntico espírito cristão. Com a ajuda de generosos leigos, especialmente de um grupo de senhoras da alta sociedade, soube organizar  e unir forças para o bem da comunidade, destacando-se como a grande ação a construção  do Hospital Menino Jesus, hoje, Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, que contou com os serviços inestimáveis de Irmã Judith e Irmã Brandão, Franciscanas de Allegany, ambas enfermeiras.

Por problemas de saúde, em 1965, Frei Bernardo retorna à sua Pátria. Sua memória, entretanto, continua florescendo no coração daqueles que ainda hoje são beneficiados, através da continuidade dos serviços em benefício ao irmão doente e sofredor. Em vista dos relevantes serviços prestados ao povo goiano, poucos meses antes de sua morte (14 de maio de 1969), foi reconhecido com a honra da cidadania pela Assembleia Legislativa de Goiás.