Dezembro Vermelho - Mês de combate a AIDS
Atendimento: Seg-Sex 08:00 às 18:00hs - Fone: (62) 3311-9900

Dezembro Vermelho: começa o mês de conscientização sobre a Aids

HomenoticiasDezembro Vermelho: começa o mês de conscientização sobre a Aids

O Brasil oferece tratamento gratuito contra a síndrome pelo SUS desde 1998 e, neste ano, comemora a redução de mortes em decorrência do HIV.

O Dia Mundial de Combate à Aids ou ao HIV, celebrado o último sábado (1º/12), veio com boas notícias: o Brasil conseguiu diminuir o número de mortes em decorrência da doença sexualmente transmissível. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade passou de 5,7 a cada 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8, em 2017.

Neste ano, o Brasil completa 30 anos de oferta do tratamento da doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2013, os medicamentos (antirretrovirais) podem ser acessados nas unidades de saúde pelos soropositivos independentemente da quantidade de vírus apresentada no corpo. Essa medida, somada à melhoria nas técnicas de diagnóstico e à disseminação de informações, foi determinante para a redução de mortes e a garantia de tratamento.

Foto: Reprodução Ministério da Saúde

Rafaela Queiroz nasceu com o vírus e sua irmã Raquel abraça esta causa

 

Há 30 anos, aids era sinônimo de morte. O preconceito e o medo eram transmitidos com a mesma rapidez do HIV. Na luta contra a aids, um dos gestos mais simbólicos foi o ato de tecer colchas (quilts) para manter viva a memória das vítimas. Em 1988, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O 1º de dezembro se tornou um marco na resposta global à epidemia. Hoje é possível viver com HIV. O diagnóstico e o tratamento evoluíram. Os efeitos colaterais dos medicamentos foram reduzidos. Além da camisinha, existem novas estratégias de prevenção.

Essa história continua e o Ministério da Saúde lançou neste ano a campanha “30 ANOS DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS – UMA BANDEIRA DE HISTÓRIAS E CONQUISTAS”. Mensagens recebidas pela internet foram impressas em tecido e montaram um enorme mosaico na Esplanada dos Ministérios, Brasília. Um gesto para inspirar as conquistas que ainda precisamos alcançar juntos.

Clique aqui e veja o vídeo da campanha!

 

Fontes: Ministério da Saúde / Metrópoles