Dezembro Vermelho - Mês de combate a AIDS
Atendimento: Seg-Sex 08:00 às 18:00hs - Fone: (62) 3311-9900

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018

HomenoticiasSemana Mundial do Aleitamento Materno 2018

Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a nova campanha de aleitamento, lançada no último dia (27), em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também. “Quanto mais tempo às crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doe leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno.

Fonte: Ministério da Saúde

SANTA CASA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

A iniciativa tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação, além de mobilizar e capacitar profissionais de saúde na atenção ao aleitamento materno, buscando evitar o desmame precoce. Atualmente, o país possui 324 hospitais Amigos da Criança.

No Brasil, 67,7% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média
do aleitamento exclusivo é de 54 dias. Aproximadamente 41% das crianças menores de seis meses tiveram alimentação exclusivamente por leito materno no país. Pensando cada vez mais na saúde das crianças a Santa Casa de Misericórdia preparou uma semana especial com a participação de vários profissionais da área da saúde. A abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno contou ainda com a presença da Administradora da unidade, Irmã Rita Cecília Coelho – OSF que disse “Precisamos incentivar o dom e a beleza da amamentação que há em toda mulher”.