Santa Casa adere ao Novembro Azul!
Atendimento: 08:00h às 18:00h

Banco de Leite

HomeBanco de Leite

 

O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) concedeu à Santa Casa de Misericórdia de Anápolis (GO)/Hospital Dona Edna Cupertino o certificado de excelência – Categoria Ouro – por seu desempenho no ano de 2014.

Para a Santa Casa, esse reconhecimento demonstra o alto padrão no atendimento, fruto do esforço de toda a equipe multidisciplinar, das doadoras e outros parceiros, auxiliando no desenvolvimento de bebês que muitas vezes chegam à UTI pesando menos de um quilo, além do trabalho desenvolvido desde o pré-natal, com intuito de conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno, diminuindo assim a mortalidade infantil.

Na unidade, concentra-se a única UTI Neonatal e Pediátrica de Anápolis e região (englobando mais de 60 municípios). Por isso, toda a demanda do Banco de Leite é destinada a esse público. Segundo dados da Santa Casa, em 2014 (de janeiro a setembro) foram coletados 817 litros e pasteurizados 655 litros, com uma média de captação de 73 litros por mês. Já em 2013, foram captados 995 litros de leite, sendo 793 litros pasteurizados e apropriados para consumo. A captação de doadoras, no entanto, ainda é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela instituição.

Sobre o Programa
O IberBLH é um programa de cooperação na Região Iberoamericana, para troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano. Ele tem o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (IFF e ICICT), desde 2007. Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Mexico, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam do Programa em cooperação internacional.